Archive for junho, 2016

Qual a importância da Contabilidade para sua empresa?

Qual a importância da Contabilidade para sua empresa?

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.

Ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Algumas vantagens de uma contabilidade adequada:

Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade;Facilita acesso às linhas de crédito com bancos e fornecedores;Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial.Demonstração do Resultado do Exercício;Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.Balanço Patrimonial

Seu objetivo é fornecer informações econômicas para fornecedores, bancos, investidores, funcionários, sindicatos. Auxilia também as entidades na tomada de decisões, já que ela reúne as informações contábeis da organização em seu diário e razão, balancete de verificação, além dos demonstrativos acima citados.

Com a contabilidade de uma empresa você também consegue extrair informações que nos mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está (uma boa situação financeira ou não). Analisando um balanço tem condições de tomar conhecimento de praticamente toda a informação contábil e ter um parecer das informações financeiras.

Não só os administradores utilizam os relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta, tais como:

– Os donos da empresa que não participam de sua administração, com o objetivo de saber quanto a empresa esta conseguindo lucrar.

– Os admistradores da empresa, para saber a sua saúde financeira e como melhorá-la.

– Os Bancos e Financeiras, a fim de concederem um empréstimo a uma empresa, ela terá condições de pagar.

– Os sindicatos de empregados com o intuito de pedir um percentual de aumento maior para os funcionários.

– O Governo em geral, para verificar a possibilidade de aumentos de tributos, ou sua redução.

Portanto, a contabilidade é um instrumento necessário para todas as entidades e também para as pessoas físicas ajudando no processo de toda de decisões de pequenos e grandes negócios.

Contabilidade para pessoa física

Contabilidade para pessoa física

Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta tudo aquilo que afeta o patrimônio de uma entidade. Pessoa física é todo ser humano, pessoa natural, é todo indivíduo. Para o ordenamento jurídico, a existência da pessoa física só acaba com a morte. Embora não seja muito usual, quando se realiza contabilidade para pessoa física, essa pessoa é designada entidade contábil.

Os conceitos e técnicas contábeis para a administração e controle das finanças de empresas, poderão ser revertidos e utilizados para análise, comparação e tomada de decisões durante toda a vida financeira de uma pessoa. A contabilidade pode ajudar as pessoas na organização de sua vida financeira, direcionando para a busca da melhor alternativa na utilização de seus recursos. Ela permite uma análise dos dados possibilitando a qualquer pessoa entender e relacionar seus bens e direitos com suas obrigações, e através do planejamento poupar para a evolução do seu patrimônio.

O futuro financeiro pessoal não deve ser confiado à sorte, à proteção do governo ou à empresa em que se trabalha. É muito importante garantir a sobrevivência futura, com dignidade e conforto. E para que se tenha êxito nessa dura jornada, o indivíduo deve aprender a conciliar os conhecimentos contábeis e financeiros, para que se possa quantificar, analisar e equilibrar seus ativos, passivos e conseqüentemente seu patrimônio líquido pessoal.